House Barra Beach

Arte / História


Museu da Vista Alegre

Anexo à Fábrica da Vista Alegre/Atlantis, o museu constitui uma excelente razão  para visitar o lugar da Vista Alegre, com a possibilidade de aquisição de porcelana nas lojas que a rodeiam, ou simplesmente, uma visita à memória viva do complexo social da Vista Alegre, um dos primeiros e mais emblemáticos do país.



Navio Museu Santo André 

O Navio-Museu Santo André, nascido em 1948, fez parte da frota portuguesa de bacalhau e pretende ilustrar as artes do arrasto.
Convertido em museu em 2001, o Santo André iniciou um novo ciclo de vida.
 



Museu Marítimo de Ílhavo

Nasceu a 8 agosto de 1937 e é o testemunho da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. Mais recentemente, em janeiro de 2013 inaugurou o Aquário dos Bacalhaus, agregado ao MMI.


 

Sé de Aveiro/Museu Santa Joana/Museu de Aveiro

A Sé de Aveiro é hoje em dia a imagem já alterada de um antigo convento dominicano masculino.
Neste local merece destaque o cruzeiro de S. Domingos (monumento nacional) que é um excelente exemplar gótico-manuelino cujo original se encontra preservado no interior do templo. O museu que está instalado no antigo Convento de Jesus de Aveiro (fundado em 1463) é uma obra que alberga a Igreja de Jesus (barroco português), os antigos coros, claustro e capelas anexas. No coro-baixo está presente o túmulo da Princesa Santa Joana, filha de D. Afonso V. O setor temporário acolhe exposições de variadas temáticas, reflexo de criatividade, de arte e de cultura de artistas locais, a par com trabalhos de criadores de renome nacional e até mesmo internacional.



Estação de comboios 

A Estação Comboios de Aveiro está decorada com um conjunto de painéis de azulejos da Fábrica da Fonte Nova (1916), com motivos regionais.
 

 


Parque Infante D.Pedro
O parque Infante D. Pedro, construído na antiga propriedade dos frades franciscanos, foi preparado a partir de 1862 na zona que pertencia ao Convento de Santo António. Aproveitou-se a ribeira que atravessava o parque para se desenvolver um espaço com lagos e fontes inseridos no arvoredo envolvente. Possui coreto de Arte Nova tardia, escadaria com fonte, cascata e alguns painéis de azulejos.



Museu de Arte Nova
A partir do Museu de Arte Nova, instalado na casa Major Pessoa, a mais emblemática casa deste estilo na cidade.

 

 

Farol da Barra
Concluído em 1893, e exibindo uma majestosa torre cilíndrica com 62 metros de altura e 66 acima do nível da água do Mar, que o tornam no mais alto do País e num dos mais altos da Europa, o Farol da Barra é um dos pontos atrativos do Município de Ílhavo, sendo visitado anualmente por milhares de turistas que, após uma subida de 288 degraus, se deparam com uma das melhores paisagens costeiras do País. Desempenha há mais que um século um papel fundamental no controlo do tráfego marítimo .


Natureza


Ecomuseu Marinha da Troncalhada 
Transformada em Ecomuseu, a marinha mostra aos seus visitantes os métodos de produção artesanal do sal, explora a paisagem, fauna e flora características, bem como mantém vivas as vivências e tradições ligadas a esta atividade secular.

 


Bioria

O Património Natural de Estarreja, fruto da privilegiada localização geográfica, nem sempre foi reconhecido pela sua riqueza e biodiversidade. 




 


Reserva Natural das Dunas de S.Jacinto
A Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto abrange uma área aproximada de 960ha, dos quais 210ha correspondem à área marítima. Fica situada no extremo da península que se estende entre Ovar e a povoação de S. Jacinto. É limitada a poente pelo oceano Atlântico e a nascente por um dos braços da ria de Aveiro.

 

 

Porto de Pesca Costeira
Este sector oferece um conjunto de infra-estruturas dedicadas à descarga, armazenagem e comercialização de pescado para os comerciantes locais.


 

Praia da barra
Presenteada com a Bandeira Azul desde 1989 e com a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos” desde 2002, as caraterísticas mais marcantes da Praia da Barra são o seu enquadramento paisagístico pelo Farol  e o areal dourado a perder de vista, a qualidade das suas águas e a animação festival diurna e noturna.


 

Praia da Costa Nova
Constitui, sem dúvida, uma das mais marcantes imagens das praias portuguesas, com os seus coloridos “Palheiros” que, inicialmente, eram do que armazéns para guardar as alfaias da atividade piscatória.